A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (24) projeto que prevê a liberação da entrada dos torcedores com bandeiras nos estádios de São Paulo. Além disso, o projeto, que precisa ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, disciplinará a venda de ingressos para as partidas de futebol, com o objetivo de evitar a ação de cambistas.
O texto da lei estabelece que os ingressos serão nominais, responsabilizando os vendedores desses tíquetes pela identificação dos compradores. Já as bandeiras com mastros de bambu ou produto similar poderão ser usadas por integrantes das torcidas organizadas cadastradas e nos locais determinados pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os portadores de bandeira devem ser identificados pelos organizadores das partidas ou pela FPF.
Em caso de utilização incorreta, os torcedores infratores serão punidos com afastamento dos estádios pelo prazo de um a cinco anos, além do pagamento de multa.
"É preciso estabelecer a alegria que representa o tremular das bandeiras e o entusiasmo das torcidas organizadas, regulamentando o uso dos mastros de maneira responsável e não simplesmente proibindo-os, como estabeleceu uma lei de 1996", afirma o deputado Enio Tatto (PT), autor do projeto.